Seguidores

domingo, 15 de março de 2009

Ser inutil

Porque é que todos a certo ponto nos tornamos inuteis? Porque é que a nossa presença e existência deixa de ser necessaria, mesmo para aqueles que mais amamos. O Homem não é uma sombra, mas sente a necessidade de se aproximar e proteger quem mais ama, vive com a obrigação pessoal de manter um sorriso no rosto dos mais próximos.

Mas por vezes a nossa presença torna-se banal e por vezes a mais, deixamos de ser o presente e passamos a ser passado, um passado que pode viver a ser recordado com lágrimas ou então, como tememos, por tom de desprezo e arrogância.

Quem vive sabe o que é sofrer, sabe o que é não dormir e ser invadido por pensamentos de angustia, medo e pânico, sabe o que é desesperar na cama vaziam, outrora partilhada com alguém mais que essencial, assim aprendemos a lição, quando isto se repente vezes sem conta, nós aprendemos, aprendemos a fugir, a nos esconder, a não confiar, sentimo-nos alvos andantes.

Quem fez da Lua objecto de inspiração? É algo que está sozinho e é utilizado por actos de romantismo e amor, mas sobre a Lua também já se derramou sangue. Mas ninguém se lembra da Lua quando é de dia, ninguém se lembra dela quando não está visivel no céu nem no reflexo dos lagos e das poças.

Ser esquecido significa que já fomos recordados um dia. Que já fomos objecto de pensamento. A estrada da vida está cheia de minas, no meu caso tenho-as pisado quase todas e sempre que levanto o pé para dar o próximo passo, tenho medo que seja desta vez que me vá para sempre e que ninguém me recorde.

Sem comentários:

Enviar um comentário